domingo, 10 de fevereiro de 2013

1 - O USO DO GOOGLE DOCS


Como já foi constatado, "na EaD, interagir com as informações e com as pessoas para aprender é fundamental" [1]. Então, conforme a experiência anteriormente vivenciada, podemos confirmar a indicação do Google docs como importante ferramenta pedagógica a ser utilizada na potencialização do processo de aprendizagem.

Verificamos no uso do Google docs, a possibilidade da criação de documentos on-line, oportunizando o trabalho colaborativo em tempo real e permitindo a edição e compartilhamento instantâneo das contribuições de cada um dos envolvidos.

No desenvolvimento de atividades em grupo, temos o Google docs como instrumento facilitador da interação/interatividade, com a vantagem de  todos os participantes com permissão de acesso poderem visualizar e fazer alterações simultaneamente, tornando as produções colaborativas facilmente viabilizadas.

Embora seja uma ferramenta fora do moodle, o Google docs só tem a acrescentar à construção das aprendizagens significativas, propiciando a relação de cooperação tão difundida nas metodologias aplicadas em ambientes virtuais de aprendizagem.

____________________________________


[1] CAPELARI, Rosemary de Oliveira; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Interação e interatividade na Educação à distância. Revista Ser: Saber, Educação e Reflexão, Agudos - SP, v. 2, n. 1, p.34-46, dez. 2008.


Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-ufGgWZ34Y7I/UFbwYC4wx7I/AAAAAAAADLE/wDWUf4HWmPs/s1600/123.jpg

(Produção textual avaliativa - Semana 4 - Curso de Formação de Tutores - 2013 - UAB/UnB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário